Como posso saber a marca que quero registrar já está protegida?

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É comum nos depararmos com a seguinte situação:

O responsável pela criação de uma marca, para validá-la, busca por semelhanças na rede mundial de computadores e/ou no registro BR, e não encontrando nada, entende que é única e a introduz no mercado.

Pode ser que até realize uma busca no site do INPI, obtendo o mesmo resultado.

Entretanto, para sabermos se a marca existe e está protegida pela Lei de Propriedade Industrial, as buscas que citamos anteriormente não são suficientes.  É recomendável que seja feita uma busca mais refinada, a fim de termos a certeza de que não existe marca idêntica em vigor, impedindo de usá-la no mercado.

Qualquer leigo pode ter acesso ao site do INPI e fazer uma busca, contudo, é preciso muito cuidado, porque também precisam ser consideradas as marcas semelhantes, e havendo uma marca que tenha certa similaridade, ela será impeditiva da concessão.

Buscar ajuda de um escritório especializado em registro de marca que você confie ou foi recomendado por quem você confia, fará toda a diferença, porque esse profissional poderá te ajudar a saber se é viável o pedido de registro dessa marca, pois profissionais especializados, utilizam de uma ferramenta própria de busca, algo bem avançado, comparando todas as marcas existentes no banco de dados, com análise individualizada de todas que estão em vigor ou que foram negados os pedidos de registros e quais os motivos da negativa.

Tudo isso para que você possa ter o melhor direcionamento possível e somente ingressar com um pedido de registro que seja viável, e evitar um gasto desnecessário, pois na maioria das vezes, quando não há uma consultoria para direcionar o futuro titular dessa marca, pode ser que ele tenha a falsa impressão de que a marca está livre para registro, quando na verdade, não está.

Cada detalhe conta, como por exemplo, parâmetros de comparação entre marcas, tais como, prefixo ou mesmo a fonética, são considerados, pois pode existir uma marca com escrita diferente mas que apresente a pronúncia semelhante e isso acaba sendo um grande obstáculo para a concessão desse infoproduto.

Diria que uma consultoria de viabilidade de registro, antes de ingressar com o processo respectivo, se torna um passo indispensável para evitarmos gastos desnecessários, obtermos um processo mais rápido e aumentarmos as chances de sucesso para que ao final a marca seja concedida.

Podemos te ajudar?